Aula I – Das origens ao Barroco
Aula II – Do Classicismo ao Romantismo
Aula III – Romantismo, Romantismo Tardio, Verismo
A palestra evidencia como a personalidade de Puccini se projeta psicologicamente e se expressa através dos personagens confiados ao registro de tenor, focalizando trechos em DVD das óperas Manon Lescaut, La Bohème, Tosca, Madama Butterfly, La Fanciulla del West e Turandot.
Através de exemplos em DVD, o fascinante trajeto do período que vai desde os madrigais renascentistas até o surgimento do primeiro teatro de ópera pago na história, passando pela Mantova de Monteverdi e seu Orfeo e pela Roma da contrarreforma com suas óperas sacras.
Em 14 trechos retirados de DVDs de óperas completas de Rossini, Donizetti, Verdi, Puccini, Bizet, Mascagni, J.Strauss II, Arrieta e Thomas, a palestra aborda as várias referencias feitas ao vinho e as reuniões em torno dele. São cenas de cenas de brindes mas também de bebedeiras, em contextos variados que vão desde a mais pura comédia até dramas de alta densidade.
a) De Monteverdi a Gluck – ou do Barroco ao Classicismo
b) Rossini e a transição para o romantismo; os romanticos:Bellini, Donizetti, Verdi, Ponchielli; Boito e Carlos Gomes; La Giovane Scuola Italiana, com Mascagni, Leoncavallo e Puccini.
Embora aparentemente sinistro, o tema dessa palestra permite analisar os padrões composicionais das óperas e o estímulo à fantasia criadoras dos compositores diante de cenas de sangue. Os assassinatos são classificados em vários grupos: defesa da honra, assassinatos políticos, auto-defesa, vingança e crime passional.
Verdi perdeu seus dois filhos – uma menina e um menino – quando eram muito pequenos, num momento em que estava construindo sua carreira. O complexo de culpa que daí se derivou se manifesta ao longo de toda sua obra, traduzido em cenas magistrais de suas óperas, que são analisadas nesta palestra.
Uma análise das personagens femininas nas diversas óperas puccinianas, seus contrastes e variações.
Conferência onde são abordadas as subdivisões teatralmente necessárias dos seis tipos fundamentais de vozes para o canto lírico, segundo a escola italiana, (Duas palestras):
a) Vozes Femininas (11 tipos)
b) Vozes Masculinas (13 tipos)